ESTAMOS NA ERA DOS VÍDEOS CURTOS
- profabarbarasabino
- 29 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Profa. Bárbara Sabino
1. Vídeo
2. PDF
3. Ler
ESTAMOS NA ERA DOS VÍDEOS CURTOS
Profa. Bárbara Sabino
Tudo começou em 2011, quando a estadunidense Snapchat trouxe a possibilidade de se produzir mais conteúdo com a proposta inédita de se gerar vídeos curtos que desaparecem da timeline em 24 h. Nesse embalo, em 2014, mesmo tendo como proposta inicial a dublagem de músicas, a chinesa TikTok foi fundamental para a popularização de vídeos curtos no formato vertical, seu sucesso global se concretizou a partir de 2017.
Isso foi possível com a reformulação da plataforma do TikTok, que passou a ser um espaço para que as pessoas publicassem vídeos em segundos, no formato digital, seguindo o padrão da tela do celular. A geração Z é a grande responsável pelo sucesso dessa proposta, ao se identificar rapidamente com a agilidade disponibilizada para encontrar e postar vídeos dos mais diversos assuntos. Esse sucesso mundial dos vídeos curtos da TikTok impactaram as demais redes sociais, como Instagram e o Youtube, que adaptaram suas plataformas a essa nova realidade.
2019 é considerado por especialistas, o ano da popularização dos vídeos curtos que explodiram a partir de 2020 com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Período de aumento das conexões via Internet para fins profissionais e de entretenimento, do fortalecimento das lives e consequente explosão do e-commerce, no mundo.
Hoje, a inteligência artificial tem sido agregada a essas tecnologias e dia a dia surgem novos aplicativos revolucionando não apenas o mundo do trabalho e do entretenimento, mas também o mercado publicitário. Especialistas indicam, que para se obter maiores índices de engajamento nas redes sociais, é preciso variar os tipos de postagens, entre reels, carrossel, post único, stories e responder no direct.
No momento, publicar vídeos curtos pode ser interessante ou até fundamental, mas para não se cometer equívocos, é preciso estar focado no público-alvo e consciente de que cada plataforma tem características e potencialidades específicas. Com isso, auxílio profissional é importante para se obter os resultados almejados, pois cada empresa deve estar atenta às tendências de seu mercado de atuação e das tecnologias a fim de gerar conexão duradoura com seu público-alvo. Afinal, nenhuma tecnologia é eterna e surgem com o intuito de se integrar às ferramentas tradicionais de publicidade de propaganda como o outdoor, rádio e jornal.
Fonte:
SABINO, Bárbara S..ESTAMOS NA ERA DOS VÍDEOS CURTOS.Jornal Nosso Bairro I, Maluche e Região, Brusque/SC, ano 11, n. 134, junho.2023. Teoria & Prática Empresarial, p.7.
SABINO, Bárbara S.. ESTAMOS NA ERA DOS VÍDEOS CURTOS. Jornal Nosso Bairro II, Águas Claras e Região, Brusque/SC, ano 8, n. 91, junho.2023. Teoria & Prática Empresarial, p.7.
___________________________________________________________________________________________
A reprodução total ou parcial, conforme a legislação vigente, deve conter a citação da devida referência.
Nossa quanta honra 😍 Parabéns prof 👏 Ficou show 😃👏🎉